Iorrana Ribeiro | Bolo de chocolate fit
Fotografia. Produção Web. Qualidade de vida.
Iorrana,Iorrana Ribeiro,fotografia,produção web,blog,qualidade de vida,ioga, yoga, yôga,pilates,stress,alimentação,filosofia,comportamento,estilo de vida, lifestyle,derose,força,poder,energia,tônus muscular,autoconhecimento,concentração,foco,vitalidade,ansiedade,estabilidade emocional,...
3679
single,single-post,postid-3679,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,paspartu_enabled,qode_grid_1300,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Bolo de chocolate fit

Bolo fit de chocolate

Bolo de chocolate fit

A base deste bolo é na verdade o cacau, que é muito energético e com baixo teor calórico, também de carboidratos ou de gorduras. Este bolo fica bem bom, tem muito pouco ou praticamente nada de conservantes e pode substituir o pão.

Não custa lembrar, que um bolo assim é bem menos calórico que as opções convencionais, como também não possui carboidratos simples, mas deve-se consumir moderadamente, não se pode exagerar. Consulte seu nutricionista.

 

MASSA

INGREDIENTES

  • 4 colheres de cacau 100% (eu uso da #apti. O cacau de lojas de produtos naturais não deu muito sabor.)
  •  1/2 xícara de adoçante culinário (gosto de passar um pouquinho da metade da xícara, usei o da Lowçucar de stevia, pode-se usar xylitol, ou o açúcar de côco que é uma das minhas opções preferidas, também gosto do Magro, neste caso se for um adoçante que rende mais, utilize menos. As sugestões aqui são na proporção 1:1)
  • 4 ovos
  • 1 xícara de água fria
  • 2 colheres de sopa da amaranto (pode também ser aveia, farinha de banana verde, linhaça, ou outro super alimento com alto valor nutritivo, outra sugestão também é o whey protein, já fiz esta receita com dois scoops)
  • 1 colher de sopa rasa de de fermento
  • 3 colheres bem cheias de óleo de côco
  • 250g de farinha sem glúten ou farinha integral (pode-se fazer um mix de farinhas, gosto de fazer a seguinte combinação: 100g de farinha de côco ou farinha de arroz integral, 100g farinha integral (gosto da Vitao refinada), 50g de polvilho doce. No geral esta farinha integral deixa a massa mais fofinha e o bolo mais proteico, apesar do glúten. Normalmente faço com o que tem na cozinha, mas quando tenho, prefiro a combinação com farinha de côco, açúcar de côco e farinha integral. Para uma opção sem glúten, pode-se utilizar farinha de amêndoas, farinha de arroz integral, farinha de banana verde, de beringela, de grão de bico… ou um pouquinho de cada uma para não influenciar no sabor. Também dá pra colocar nesta mistura de farinhas um pouco de whey protein para uma versão mais maromba do bolo.

 

MODO DE PREPARAR

1. Separe as claras dos ovos e reserve em um recipiente;

2. Em outro recipiente misture as gemas, a água, o amaranto, o cacau, o óleo de côco e o adoçante e misture todos os ingredientes. Eu uso um mix para misturar bem, pode ser feito em um liquidificador, ou manualmente com o auxílio de um fouet.

3. Em outro recipiente, coloque a farinha e o fermento e junte com a mistura acima;

4. Bata as claras em neve, e as acrescente aos poucos na mistura final.

5. Pré aqueça o forno e enquanto isso unte uma forma.

6. Leve para assar a uma temperatura de 200 graus por aproximadamente 40 minutos (depende do forno, antes de tirar confira se está assado)
COBERTURA DE CHOCOLATE #LOVE

Eu amo esta cobertura que fica com baixa caloria, muito pouco carboidrato e por isso pode ficar na geladeira por exemplo para matar a vontade de comer doce.

Utilizei ingredientes industrializados mas dá pra fazer só com cacau e adoçar com açúcar de coco se quiser uma versão mais natural, mas neste caso o sabor sempre muda um pouquinho.

INGREDIENTES

  • 2 cs de cacau 100% (usei o da #apti), se quiser menos amargo coloque 1 colher.
  • 1 cs de achocolatado sem açúcar ( usei o choco dark da #lowçucar (Pra uma versão mais natural substitua por cacau. Neste caso serão 3 cs de cacau ao todo)
  • 2 cs de leite condensado sem açúcar, usei o da #Dellacasa (pode ser adoçante culinário, xylitol, neste caso o sabor sempre pode mudar um pouco)
  • 1/4 xícara de leite. Se faltar coloque mais um pouco. (usei o #frimesa semidesnatado sem lactose. Pode ser feito com algum tipo de leite vegetal para uma versão vegana)
  • 1/2 cs de manteiga (dá pra fazer com óleo de coco mas o sabor muda um pouquinho pois deixa o gostinho do côco)
  • 1 cs bem cheia de creme de leite (opcional, mas super suaviza o sabor)

 

MODO DE PREPARAR

Coloca tudo numa panela pequena e leve ao fogo médio mexendo sempre até dar o ponto.
Esta medida deu o ponto e ficou com um gostinho meio amargo super sucessinho.
Uma mão na roda também pra utilizar na cobertura de bolos ou bolinhos fit ou como disse acima, deixar na geladeira pra comer um “pouquinho” pra quando dá aquela vontade de comer doce.
Acrescente creme de leite se desejar. Fica ótimo!

Depois de cobrir o bolo pode também colocar por cima nozes moídas, fica mara!
É isso! Bon appétit!